BOLSA DE CROCHÊ EM FIO DE MALHA COM MULTITÉCNICAS

bolsa-de-crochê-fio-de-malha-com-multitecnicas

BOLSA

DE CROCHÊ EM FIO DE MALHA MULTITÉCNICAS

bolsa de crochê fio de malha é muito conhecida por todo o mundo, já que elas são muito bonitas e tem como característica principal a sua confecção manual. Porém, o que muitas pessoas não sabem é o que é o fio de malha, que é um material que pode ser utilizado para a fabricação dessas bolsas.

Algumas pessoas estão comprando bolsa de fio de malha sem conhecer muito bem esse tipo de material, então o objetivo desse artigo é falar um pouco mais sobre assunto e tirar algumas dúvidas do público em geral.

Bolsa de fio de malha MULTITÉCNICAS: o que é fio de malha

A Bolsa de fio de malha multitécnicas pode ser confeccionada a partir de dois tipos de fios: O residual e o Premium. A grande maioria das nossas peças, principalmente bolsas, são confeccionadas com o fio Premium.

O fio de malha premium possui uma tabela de cores fixas, pois eles são feitos exclusivamente para o trabalho artesanal. Com o fio Premium é possível obter cores certas, sem variação de tonalidade.

O fio de malha residual se trata de um material reciclado, que é feito a partir dos resíduos deixados pelas indústrias têxteis. Por esse motivo, os fios de malhas residuais podem ter características distintas. Alguns deles podem ser mais grossos, outros mais finos, mais ou menos resistentes. Também existem diversas opções de cores e tonalidades.

Dessa forma, na hora de comprar um fio de malha residual, é possível encontrar no mesmo rolo partes mais grossas ou mais finas, essa diferença de espessura é totalmente normal.  

Por se tratar de um fio que é feito a partir dos resíduos de outros materiais, o fio de malha residual pode ser até mesmo remendado, com o objetivo de tecer um fio contínuo.

Mas vale ressaltar que todas as características acima não são um problema na criação do fio, são apenas particularidades do produto.

Quais são as cores disponíveis no fio de malha?

Como foi dito anteriormente, existem dois tipos de fio de malha, o residual e o premium.

O fio de malha premium possui cartela de cores definidas por seus fabricantes e não possui variação de tonalidade, ou seja, duas bolsas produzidas a partir de dois rolos de uma mesma cor ficarão exatamente iguais.

Já o fio de malha residual não possui uma cartela de cores definidas e possui variação de tonalidade, ou seja, duas bolsas produzidas a partir de dois rolos de uma mesma cor podem ter tonalidades diferentes.

Por isso, pode não ser uma tarefa fácil encontrar um fio de malha residual no tom que você deseja. Algumas cores são difíceis de serem comercializadas em uma quantidade grande, por motivo de sazonalidade. Ou seja, essas cores não são produzidas durante todo o ano, e sim em apenas determinados períodos.

Já as cores do fio de malha Premium são facilmente encontradas uma vez que elas são fabricadas, por isso, aqui na Bella linha priorizamos a produção de nossas peças nos fios de malha premium.

Qual a agulha adequada para se trabalhar com o fio de malha?

Você pode imaginar que seja um pouco complicado trabalhar com as agulhas de crochê nos fios de malha justamente por causa da espessura dos fios, porém, é justamente por esse motivo que pode ser mais fácil trabalhar com ele.

Para criar uma bolsa fio de malha multitécnicas o indicado é a utilização de agulhas de tamanhos maiores do que o normal. Normalmente, os tamanhos usados são: 7, 8 e 9mm. Em alguns casos as agulhas de tamanho 12mm também pode ser usada.

Para que você tenha uma noção, 10mm é equivalente a 1cm, então a partir daí você já consegue ter uma percepção da grossura da agulha.

Também existe a possibilidade de se trabalhar com mais de um fio de malha, optando por utilizar agulhas de 15 ou 20mm, focando nos trabalhos de maxi crochê.

bolsa-juliana.JPG
bolsa-andréia.JPG
bolsa-luna.JPG
bolsa-letícia.JPG

Bolsa fio de malha multitécnicas, como combinar cores

Nos casos dos fios residuais, essa pode ser a parte mais desafiadora quando o assunto é como fazer bolsa de fio de malha. Isso porque, as cores disponíveis de fios de malha são sazonais.

Então o que fazer para conseguir realizar boas combinações de cores?

Uma boa dica para conseguir fazer uma bolsa com cores que conversam entre si é pensar nas estações do ano.

Para as épocas mais quentes, o ideal é optar por cores claras e vivas. Já em tempos mais frios, uma boa sugestão é trabalhar com fios de tons neutros e cores escuras.

Atualmente, existem algumas marcas que conseguem trazer esses fios de malha de outros países para o Brasil, contribuindo para que se consiga encontrar mais tonalidades de cores, contudo, é importante ter em mente que a sazonalidade pode afetar essas marcas também.

Combinação de cores: quais tons devo procurar?

Conseguir se inspirar para fazer as melhores combinações de cores pode não ser tão fácil quanto se parece. Quando o pensamento é voltado para os profissionais que desenvolvem peças manuais, é normal colocá-los como pessoas criativas e originais. Porém, nem sempre é possível ter a inspiração necessária para fazer a combinação de cores que será responsável por dar o charme final para aquele determinado item.

Apesar de as ideias virem por todas as partes, às vezes não é fácil colocá-las em prática.

A vantagem de se trabalhar com peças artesanais é que não existe “certo” ou “errado”. É possível deixar a imaginação fluir e criar com base nos seus desejos ou nas cores favoritas dos clientes. Quando o item é encomendado então, o trabalho do artesão em escolher os tons é facilitado, já que desta forma, o cliente vai indicar quais são os tons que gostaria que fossem utilizados.

Mas é importante citar que mesmo que não haja uma regra específica sofre o uso das cores, algumas combinações acabam chamando mais atenção que outras.

A escolha das cores e a sua utilização em roupas, acessórios e até mesmo na decoração das casas é tão importante que existe um estudo sobre a psicologia das cores, que analisa todo o círculo cromático e aponta quais são os papéis dos mais diferentes tons.

Dicas para você conseguir fazer uma boa combinação de cores

Hoje em dia existem muitos aplicativos que podem ser baixados de forma gratuita e que dão a possibilidade de os usuários pesquisarem por diversas imagens. Um desses aplicativos é o Pantone Studio, e nele você consegue selecionar uma imagem e criar a partir dela uma paleta de cores.

 

Essa é uma excelente dica para aqueles momentos da vida em que não se encontra muita inspiração. Outra vantagem desses aplicativos de imagens é que eles permitem encontrar fotos dos produtos de outros fornecedores, o que pode servir de inspiração além de dar perspectivas para melhorar o seu crochê.

Além disso, você pode usar esse recurso de criação de paletas de cores para apresentar para os seus clientes, de forma que eles tenham algumas opções de escolha.

Por exemplo, caso você tenha um cliente que tenha em mente apenas uma cor, você pode jogar essa cor no aplicativo e a partir dela gerar uma paleta de cores semelhantes ou cores que farão uma boa combinação, fazendo com que a pessoa tenha mais opções de escolha.

Com toda certeza você passará uma imagem de profissionalismo e de dedicação ao cliente ao oferecer essas opções de cores em uma paleta.

Pode parecer uma coisa simples, mas quando você se dedica a oferecer as melhores opções para o seu cliente, você com certeza está sendo um profissional diferenciado e provavelmente vai conseguir fidelizá-los

Como fazer bolsa de fio de malha, escolhendo os fios

Se você já entrou para o mundo do crochê provavelmente já se encantou com o número de possibilidades que existe. São várias opções de fios e de acessórios que estão cada vez mais bonitos para que você possa trabalhar com os melhores materiais para o seu cliente.

E quem trabalha com crochê na fabricação de bolsa de fio de malha também sabe a dificuldade de se encontrar alguns tons, quando se usa os fios de malha residuais.

Antes de realizar a compra do fio de malha, é importante que você tenha em mente que você pode encontrar fios de qualidade excelente e de lindas cores na mesma marca em que você encontrará fios não tão resistentes ou em cores que não são do seu agrado.

Por isso, não é possível indicar determinada marca como a melhor ou como a pior do mercado. O segredo está em conhecer diversos fornecedores e usar toda a sua criatividade para conseguir criar um produto bonito a partir da utilização desses fios, que por muitas vezes precisam ser remendados e que podem até mesmo conter defeitos.

Na Internet você encontrará diversos fornecedores de fio de malha. O ideal é que você opte por um fornecedor que seja reconhecido pelo mercado e que ofereça bons produtos. No mais, você só vai descobrir com qual tipo de fio você vai trabalhar melhor depois de testá-los.

Não esqueça de procurar pelos fios de malha em armarinhos. Existem vários deles pelo Brasil e eles disponibilizam diversas cores de fios de malha para os fabricantes (vale lembrar que alguns armarinhos não fazem venda dessa mercadoria para o cliente final).

Algumas dicas de como fazer bolsa de crochê simples

Agora que você já aprendeu bastante sobre os fios de malha e como eles podem ser usados na criação de bolsas, veja abaixo algumas dicas de como fazer bolsa de crochê simples.

  • Escolha o fio de malha da cor desejada, e se possível trabalhe sempre com uma paleta de cores.  Dessa forma, você terá várias opções de cores para variar nos modelos da sua bolsa de crochê fio de malha;

 

  • Selecione a agulha do número correto: o fio de malha tem uma espessura mais grossa do que a de outros fios, por isso, na hora de criar uma bolsa é preciso que você separe a agulha de tamanho correto. Para esse material geralmente são usadas agulhas de 7, 8, 9 e até 12mm.

 

  • Tenha em mãos outros materiais que vão auxiliar o processo como tesoura e marcador de ponto.

 

  • Escolha o modelo da bolsa de crochê: esteja com o modelo e o tipo de bolsa que você quer fazer em mente. Se for necessário, tenha uma imagem ou fotografia em mãos.

Depois de fazer essas escolhas e reunir o material necessário, você estará pronta para fazer o seu produto artesanal. Continue lendo e veja 7 passos para fazer uma bolsa de crochê simples.

7 passos para fazer uma bolsa de crochê simples

Confira 7 passos para você fazer uma bolsa de crochê simples, delicada e muito bonita.

Passo 1 – Crie elos

Para esse passo a passo vamos considerar a criação de uma bolsa de 17 centímetros. Dessa forma, é preciso que você inicie o trabalho com uma linha de 18 elos.

Passo 2 – Faça ponto baixo

Em seguida, faça a primeira rodada da base com ponto baixo, de forma que cada elo tenha o seu próprio ponto.

Passo 3 – Finalize a rodada feita de pontos baixos

Para conseguir fazer isso, é preciso que você faça dois pontos no último elo, utilizando o mesmo buraco. Em seguida, prenda com o marcador de pontos.

Passo 4 – Faça mais uma rodada de pontos na direção oposta

Agora que você já tem uma linha base, você pode criar mais uma rodada de pontos na direção oposta. Dessa forma, a linha que você criou terá o ponto baixo para ambos os lados. A partir daí você terá sua base, então é só ir trabalhando nas laterais da bolsa.

Passo 5 – Faça pontos passando pelos elos

Depois que a base estiver pronta, faça pontos que passem pelos elos.

Passo 6 – Trabalhe as laterais

O ponto baixo deve ser feito até que toda a lateral esteja pronta. A sequência das rodadas deve ser intercalada, por isso preste bastante atenção para marcas os pontos e para mudar a direção quando for necessário.

Passo 7 – Termine fazendo a alça

Para as alças, você pode fazer uma linha de elos simples. É claro que cada modelo de bolsa vai exigir uma alça diferente, porém, para uma bolsa de crochê simples de tamanho 17 x 17 essa alça é adequada. Faça a linha no mesmo formato para ambos os lados da bolsa.

Retorne para o ponto que você parou e continue levando em consideração o novo formato.  Agora basta investir em uma alça comprida que sirva para transpassar a bolsa no corpo.

E aí, o que você achou das nossas dicas para a criação de uma bolsa de fio de malha multitécnicas?

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o fio de malha, suas cores e como ele pode ser usado na criação de bolsas de crochê. Não se esqueça que bolsas artesanais podem ser uma peça chave no look de mulheres e de homens, e por isso, é preciso que essa seja feita com dedicação e com muito capricho.

ACESSE:

HOME

BOLSAS ARTESANAIS